Sou da opinião de que quando uma realidade retratada cessa a sua existência, a definição “documentário” esgota-se, e passamos definitivamente a estar mais perto do campo da ficção, do que do da repetição e retrato de uma qualquer realidade, aparentemente tão concreta e definida aquando a sua criação física. Lembro-me de dois exemplos que tiveram em mim esse choque inequívoco: A festa de António Campos, e Jaime de António Reis. Os dois, por razões distintas, e, se calhar, na sua génese opostas. Em A festa , António Campos filma de forma bastante objetiva uma festa hoje abandonada, cheia de gente que não existe, e (anti)personagens que nunca conhecemos, e que não podemos conhecer. Se calhar, a melhor e única maneira de as conhecermos, seria fazê-las voltar ao ecrã; Trazê-las de volta, num qualquer enredo que, descontemporâneo, trataria de as invocar, trazendo-as para um plano que nunca quiseram ocupar. Fazer a festa em 2024, recriar plano por plano este filme, seria ultimamen...
Um coração pode sempre bater mais. Quer seja por necessidade, ânimo passageiro ou simplesmente índole. Pouco vale taxonomizar a copiosidade de possíveis causas, é muito mais interessante direcionar o foco ao batimento pulsante em si. E, este filme, é um telegrafar completo dum destes palpitares rítmicos capazes de levar a terramotos, sem nunca esquecer o corpo que envolve esta bomba hidráulica, e o cérebro que também a informa. Num dos planos mais bonitos do filme vemos o protagonista (representado pelo realizador) enquadrado num plano picado, com o seu braço deitado e dobrado em ângulo reto, repousando levemente como cabeça acéfala na segunda almofada da cama onde dorme sozinho. Não a acaricia, nem faz pressão. O visível neste plano não é necessariamente a metáfora óbvia que se poderia forçar no enquadramento, o “coração sozinho que agora tem de bater pelos dois”, fechada aí, satisfeita com a sua superfície. O coração bate por dois sim (ou em sincronia: “Todas as noites é o mesmo...
Link do Vídeo The Horse Soldiers (1959) The Searchers (1956) My Darling Clementine (1946) Pilgrimage (1933) Young. Mr. Lincoln (1939) The Last Hurrah (1958) The Man Who Shot Liberty Valance (1962) She Wore a Yellow Ribbon (1949) The Quiet Man (1952) - Manuel
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